Armazenagem e Cia

SEMENTES DE QUALIDADE: da compra a armazenagem

 

A armazenagem de grãos é a última etapa de todo um processo que já envolveu o plantio, cultivo e colheita da sua produção, cujo objetivo é garantir a qualidade do produto e a rentabilidade da colheita. Entretanto, antes disso, existe uma etapa tão importante para o resultado do produto, quanto a armazenagem final do grão.

 

Trata-se do armazenamento das sementes nas condições adequadas, que faz parte de todo um processo de produção, que corresponde a um período muito extenso ao qual as sementes ficarão submetidas. Desta forma, o principal objetivo é a manutenção da sua qualidade durante o período em que ficarão armazenadas, retardando o seu processo de deterioração, para que elas tenham mais longevidade até o momento do plantio da safra seguinte.

 

O importante é lembrar que a semente se trata de um organizamos vivo, dessa forma, a sua deterioração não pode ser detida, mas, sim, retardada por meio de procedimentos adequados de armazenagem. A etapa tem inicio nas instalações do sementeiro e encerra na propriedade onde será realizada a semeadura, que pode se estender por vários dias, inclusive, na propriedade do produtor. Por isso, os cuidados devem ser tomados tanto pela indústria que fornece a semente, quanto pelo produtor rural. Abaixo, confira os principais cuidados que você, produtor rural, precisa ter para evitar a perda de qualidade da sua semente:

 

 

AMBIENTE

Geralmente as sementes estarão com grau de umidade em torno de 12%. Se armazenadas em locais com umidade elevada, as sementes buscarão o equilíbrio higroscópio com o ar (aumentando a umidade das sementes), dando início a instalação de fungos que irão favorecer a aceleração do processo de deterioração.

 

Por isso, o armazenamento deve ser realizado em ambientes ventilados, proporcionando um clima ameno, não podendo exceder 25°C e 70% UR. Apesar de ser óbvio, não armazene as suas sementes próximas a outros insumos como adubos, agroquímicos e sal mineral. Além disso, evite ambientes com presença de pragas de armazenagem e fungos.

 

 

UMIDADE E TEMPERATURA

A umidade e temperatura são dois fatores que interferem significativamente na qualidade das sementes, desta maneira o controle desses elementos é de extrema importância. Segundo o pesquisador J. Harrington, a cada 5,5°C de diminuição na temperatura duplica-se o potencial de armazenamento (faixa de 0 a 40°C) bem como a redução de cada 1% do grau de umidade (intervalo de 5 a 14%);

 

 

DISPOSIÇÃO

Os volumes das sementes devem estar sobre estrados (paletes) de madeiras, nunca em contato direto com o chão. Além disso, nunca empilhe os volumes encostados nas paredes dos galpões (mantenha uma distância de 1,5 m). Outro cuidado é de não colocar peso excessivo sobre os volumes das sementes,

 

 

TRANSPORTE

Ao transportar (carregamento/descarregamento) evite impactos, eles podem gerar danos nas estruturas da semente e afetar diretamente a sua qualidade.

 

 

Você está comprando sementes de qualidade?

 

Quando o assunto é a comercialização de sementes, o presidente do Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários – MT, Gilson Provenssi, ressaltou, em entrevista ao Canal Rural, duas principais dicas para o produtor que busca comprar sementes de qualidade.

 

Inicialmente, ele ressalta que o agricultor que está em busca apenas do melhor custo, dificilmente vai encontrar a melhor qualidade. Isso porque uma semente de confiança contará com mais investimento e, consequentemente, terá o valor do seu produto acima da média.

Além disso, é necessário saber a origem da semente que está se comprando. Por isso, busque sempre um distribuidor credenciado, legalizado.

 

Por isso, na hora de comprar as sementes para a sua plantação, fique de olho no preço dos produtos, para que não estejam muito abaixo do esperado e, posteriormente, no histórico de venda daquele distribuidor. Outro fator importante, é procurar saber a safra que originou o produto em questão.

 

 

FONTE:

Canal Rural – Saiba como comprar sementes de qualidade

Canal Rural – Dicas para armazenamento adequado de sementes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *