Armazenagem e Cia

Safra recorde de soja pode representar crescimento do segmento de máquinas agrícolas

29-06_linkedin

Mais uma vez, a produção de soja nacional deve apresentar recordes nos números. O cenário positivo, aliado ao aumento nos preços dos grãos, deve compensar a fraqueza do setor de cana-de-açúcar e alcançar o crescimento de até 8% nas vendas de máquinas agrícolas.

Em junho, o IBGE apresentou a quinta estimativa da safra nacional para o mês de maio de cereais, leguminosas e oleaginosas. De acordo com os levantamentos, estima-se que a safra seja 5,2% menor que em 2017, isso porque houve recuo na produção de milho (-15,1%) e arroz (-7%). No entanto, o principal produto do mercado nacional, a soja, deverá apresentar um aumento de 0,7% em relação ao último ano, atingindo, mais uma vez, seu recorde histórico (115,8 milhões de toneladas). O cenário positivo para a soja, somado ao aumento nos preços dos grãos, que deve compensar a fraqueza do setor de cana-de-açúcar, pode representar o crescimento de até 8% nas vendas de máquinas agrícolas. Isso já pôde ser percebido durante a 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, na qual os expositores do segmento de máquinas e ferramentas comemoraram os bons resultados da feira para os negócios. soybean harvest in sunset Os bons resultados podem ter sido influenciados pelo aumento da confiança do produtor. De acordo com o site Notícias Agrícolas, o IC Agro, índice de confiança do produtor medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), atingiu uma alta de mais de quatro anos no primeiro trimestre. Além disso, os empréstimos também estão ficando mais fáceis, já que a baixa inflação permitiu que o Banco Central reduzisse a taxa básica de juros para um nível histórico, com outro corte esperado em maio. Para se ter ideia, o Banco Santander Brasil SA estava oferecendo 1 bilhão de reais de linhas pré-aprovadas na Agrishow para financiar as vendas de equipamentos, ao expandir negócios em um setor tradicionalmente dominado pelo Banco do Brasil.

Aumento da produção só virá com investimento

Fall Harvest O cenário para o mercado de máquinas agrícolas é positivo. Mesmo assim, o presidente executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, José Velloso, ressaltou durante a 25ª Agrishow a importância de uma política industrial que contribua para a modernização da indústria brasileira e assim possa aumentar a produtividade da economia do país. Para ele, o país precisa de investimentos. “O investimento de hoje é o crescimento de amanhã. Precisamos de programas de extensão tecnológica, investimento na engenharia brasileira e inserção do Brasil nas cadeias globais. Precisamos reindustrializar o país e precisamos de políticas que priorizem a competitividade e o aumento da participação da indústria de transformação no PIB. O país precisa de uma abertura comercial. No entanto, essa abertura não pode ser feita de forma ingênua. Para podermos nos inserir nas cadeias globais, antes, necessitamos eliminar os efeitos do ‘Custo Brasil’ na nossa competitividade”, concluiu. Confira a matéria completa sobre o assunto neste link. Descubra como a armazenagem pode representar a solução para a perda da produção de grãos. Clique aqui.

 

Fonte: Agrishow, Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *