Uncategorized

Porque que o processo de limpeza de grãos torna-se um diferencial para o produto e para o produtor?

KEP-0032-18-Banner-Blog4-600x315px-afO procedimento de limpeza de grãos, em qualquer que seja a cultura, pode ser um diferencial para penetração no mercado local ou exterior. A realização da devida separação do produto de boa qualidade de suas impurezas pode resultar em ampliação de oportunidades de negócios e consolidação de mercados já importadores. Para isso, empresas como a Kepler Weber, líder no mercado de armazenagem, auxiliam o setor produtivo do Brasil a entregar grãos e produtos derivados nas condições exigidas.

Luiz Felipe Leidens, do Departamento de Marketing da Kepler, explica como funcionam as tecnologias de separação de grãos: “Hoje a gente tem sistemas bem tecnológicos que separam as impurezas que vem da lavoura. Uma dessas tecnologias é a máquina de limpeza rotativa, que possui um sistema para condições severas de colheita. Um exemplo disso é a colheita de soja, que, devido ao ciclo indeterminado de colheita, há uma incidência muito maior de vagens na soja colhida. Essa máquina faz a separação desse tipo de impureza com mais efetividade em relação aos equipamentos mais antigos”, explicou Leidens.

Por outra parte, Chantal Gabardo, da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), talha possíveis reflexos destes bons cuidados com os produtos. “A limpeza dos grãos é muito importante, principalmente para o armazenamento. Os grãos sujos, ou com muitos defeitos, favorecem o aparecimento de doenças e dificultam a conservação dos grãos. Por isso a pré-limpeza antes do armazenamento é muito importante. Além disso, cargas não adequadas, que chegam nos países de destino importadores, sofrem com as consequências e não são bem aceitas. Pode acontecer uma recusa de carga, que é um caso bem grave”, declarou Gabardo.

De acordo com informações da Kepler Weber, a utilização de tecnologias de limpeza de grãos, além de dar mais confiabilidade sobre condições do produto, também reduz a mão de obra necessária para o cuidado com o material. Outro benefício registrado é a diminuição de perdas de produtos. Para saber mais sobre a importância da armazenagem e seus benefícios para o grão e para o produtor, confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *