Uncategorized

A evolução da gestão em propriedade rural

KEP-0025-18-Artigo-Blog1-600x315px-af

Há cerca de 20 anos, produtores rurais sabiam plantar e criar animais, mas sofriam para que os negócios do campo fossem rentáveis. A dificuldade era a gestão de recursos, tema que só ganhou força a partir da iniciativa de associações e instituições. A constatação de uma pesquisa, realizada pela economista Maria das Graças Arede, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na época, foi de que produtores não sabiam quanto custava produzir. E muito menos como aproveitar as oportunidades do mercado.

O construtor de gestão em propriedade rural, Rogério de Melo Bastos, explica que de lá para cá tudo mudou. Entre as estratégias de planejamento aprendidas por produtores estão, por exemplo, as vantagens de armazenagem de grãos. “Um sistema de armazenagem, na propriedade rural, gera dois aspectos importantes. Ele pode proporcionar uma bela redução de custos no sistema de armazenagem – se ele usa sistema de armazenagem terceirizada – além de poder contar com os resíduos deste sistema de armazenagem, que ele poderá utilizar na fabricação de ração para a sua pecuária, se ele pensar na possibilidade de fazer um sistema de integração na lavoura pecuária. Outra grande vantagem com relação ao sistema de armazenagem, é que o produtor pode, com a sua armazenagem, optar pelo melhor momento do mercado para disponibilizar sua produção para comercialização”.

No processo de planejamento dos negócios no campo é importante investir em equipamentos que tragam mais segurança em processos, que muitas vezes o produtor desconhece. Ter garantias de manutenção e treinamento de trabalhadores agiliza e aumenta a lucratividade, como ressalta Luiz Felipe Leidens, do departamento de Marketing da Kepler Weber, empresa líder no mercado de armazenagem. “Ele tem a convicção que ele não vai ficar na mão nos momentos de safra, nos momentos em que ele precisar de algum reparo. E quando ele quer qualificar a sua equipe, a gente tem um corpo técnico preparado para treiná-lo, que isso é muito importante no campo, ter essa mão de obra qualificada”. A partir do estudo realizado na UFRGS há 24 anos, o Sebrae desenvolveu projeto com quatro módulos para ajudar produtores na gestão dos negócios.

Saiba mais sobre a armazenagem e sua importância para o produtor e para o produtor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *